O processo de coach de relacionamento pode ajudar tanto indivíduos que tenham dificuldades em se relacionar, como quem está iniciando um novo relacionamento e casais que queriam se conectar melhor ou trabalhar alguma questão de relacionamento.

A terapia de casal é indicada não só em momentos de conflito, mas também para melhorar a relação e conhecer melhor o outro. As sessões têm como foco melhorar a comunicação, desenvolver habilidades para solucionar problemas, mudar padrões de comportamento destrutivos, aliviar a origem das dificuldades e as expectativas e imagem do parceiro.

A função do terapeuta de casal não é dar palpites ou conselhos na vida das pessoas, mas sim identificar qual é o tipo de comunicação que prevalece, a dinâmica do relacionamento, o que une o casal e também como é a forma que ambos utilizam para se expressar e expressar o afeto pelo outro.

Outra função da terapia de casal é auxiliar o casal a decidir sobre a separação, acompanha-los durante esse processo, para que ele seja pacífico e o menos doloroso possível para ambos e auxiliar a separar o término e cuidar das feridas que ficaram.

Caso o parceiro seja resistente e não aceite participar da terapia, o fato de somente uma das partes do casal procurar um profissional para atendimentos individuais pode surtir efeitos positivos no relacionamento.