Qual a importância do fracasso para nossa vida?

Em uma sociedade que associa sucesso com felicidade, a ideia de fracasso é vista como algo ruim, mas através dele podemos aprender muitas coisas, como por exemplo que não somos bons em tudo, conhecer nossos limites, batalhar por aquilo que desejamos e aprender com os erros.

Infelizmente, o fenômeno das redes sociais aumentou muito a associação de sucesso com felicidade, que temos que ser perfeitos e felizes o tempo todo e que o fracasso é para os perdedores que ficarão sempre na margem da sociedade. Temos uma cobrança muito grande pelo sucesso, por ser top e estar no topo para ser admirado e seguido por milhares de pessoas. Fracassar é arriscar cair no esquecimento, ser julgado, condenado e excluído por essas mesmas milhares de pessoas.

Ou seja, a perfeição e o acerto te levam ao céu e o fracasso pode te levar ao inferno. Por isso, vemos também aumentarem significativamente os casos de síndrome do pânico, depressão e crise de ansiedade causados justamente pelo medo de errar e não se destacar no grupo. Nesse dinâmica de sociedade, o erro é cada vez menos permitido.

Essas consequências são mais graves de acordo com o grau de dificuldade em lidar com nossas questões pessoais, já que errar, perder ou fracassar nos leva automaticamente a entrar em contato com o nosso interior, onde moram o sentimento de baixa autoestima, pouco valor e incapacidade. Em casos mais sérios, a pessoa pode até questionar a importância da sua existência, a sua contribuição para o mundo e tentar suicídio por achar que a sua vida não faz diferença no mundo.

Portanto, um dos motivos pelo qual temos a necessidade de evitar o fracasso a todo custo também é para não entrar em contato com sentimentos de inferioridade, incapacidade e rejeição.

A beleza do fracasso

Erros fazem parte do processo de aprendizagem e só fracassa quem tenta, mas infelizmente estamos nos cobrando por um nível de perfeição muitas vezes impossível de alcançar.

É importante sabermos lidar com o fracasso porque a vida é imprevisível e não temos controle sobre ela, sempre vão existir situações que fogem do nosso controle e devemos lidar com elas com calma, maturidade e sem a preocupação de como será o final.

A maturidade virá dos aprendizados que tirarmos de todas as situações vividas, principalmente as ruins. Fracassar nos ensina a refletir antes de agir, fazer escolhas, olhar para dentro, seguir a intuição e conhecer o fundo do poço para dar mais valor quando tudo der certo ou estiver tudo bem.

Se olharmos com um olhar positivo para o fracasso e também para todos os erros, perdas e decepções que passamos, podemos extrair deles boas lições e aprendizados que se transformarão em alguns passos dados em direção ao crescimento, evolução e maturidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Deseja participar da discussão?
Fique á vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *