Grafologia

grafoGrafologia é uma ciência que identifica os aspectos e tendências físicas, mentais e emocionais do ser a partir da letra. A grafologia está baseada no princípio de que quem comanda a mão é o cérebro, e é ele quem também controla as nossas emoções. Portanto, através da escrita, que é um processo inconsciente, imprimimos no papel as nossas emoções, personalidade, comportamento, caráter, estado físico, mental e emocional, traumas, medos, ansiedade, dons, predisposições, vocações profissionais, entre tantas outras informações fundamentais para o conhecimento do indivíduo.
Atualmente a Grafoanálise é mais utilizada na Seleção e no Recrutamento de pessoas para empresas, pois através dela é possível saber se o funcionário se adaptará à tarefa e até mesmo se ele sofre de desvio de caráter. Além do recrutamento e seleção, o método também pode ser utilizado nas avaliações de desempenho, treinamento, coaching e redirecionamento do funcionário na empresa.
Muitos empresários pensam que a técnica só é interessante para empresas grandes, que contratam muitas pessoas por dia. No entanto, pequenas empresas também podem se beneficiar da técnica, já que normalmente nesse tipo de instituição os funcionários têm maior acesso a informações confidenciais e dinheiro, e as pessoas com desvio de caráter e tendência a roubo podem ser detectadas na análise e descartadas do quadro da empresa.
Outra aplicação comum da grafologia hoje é a orientação Vocacional, pois através da análise pode-se identificar as aptidões e o perfil da pessoa, e encaminhá-la para a profissão mais adequada a sua personalidade.
O que poucas pessoas sabem é que a Grafoanálise também pode ser aplicada na Criminologia, Peritagem Caligráfica, Autoconhecimento, etc…
Através do autoconhecimento proporcionado pela análise grafológica, a pessoa pode modificar determinadas características suas através da Grafoterapia. A Grafoterapia pode ser definida como a modificação e até extinção de certos distúrbios através de modificações de traços na escrita.

– Leão Lobo: simpático, amável e cordial. Usa de diplomacia para sair de situações e pessoas inconvenientes. Com pessoas grosseiras sabe ser firme e defender-se com igual grosseria. Quando está certo defende a sua opinião até o fim, mas quando convencido através de argumentos firmes e bem embasados, muda de opinião. É extremamente comunicativo e falante, mas guarda a sua vida pessoal a sete chaves. Tem energia, disposição e motivação para o trabalho. Coloca muita paixão em tudo o que faz. Tem a tendência de puxar para si muitas responsabilidades e carregar o mundo nas costas. Só que isso pode reduzir a sua energia e deixá-lo cansado. Aprecia a liberdade e faz de tudo para respeitarem o seu espaço. É sonhador, inteligente e perspicaz. Realiza com muita atenção e detalhismo tudo o que faz. Pode se sentir cansado com a rotina em excesso.

– Rony Curvelo: É extremamente lógico, técnico e perspicaz. A lógica apurada faz com que otimize o seu tempo definindo prioridades e solucione rapidamente problemas cotidianos. Tem energia e determinação para o trabalho. Por definir prioridades, evita a sobrecarga de trabalho. Tem a opinião formada sobre diversos assuntos, e não abre mão dela com facilidade. De grandes aspirações intelectuais, está sempre se informando sobre diversos assuntos. É cauteloso nas decisões, e a impulsividade raramente está presente nas suas ações. Não expõe a sua intimidade em público.

– Adriana de Castro: Apesar de trabalhar na TV, é tímida e retraída. Realiza com entusiasmo não só o seu trabalho, mas tudo aquilo que seja fonte de prazer. É determinada quanto os seus objetivos, chegando às vezes a ser obstinada em seus ideais. Apesar de parecer uma pessoa agitada e impulsiva, a sua insegurança leva-a agir com cautela nas tomadas de decisão. É vaidosa e preocupada com a aparência. O seu discurso é claro, objetivo e envolvente. Tem excelente poder de persuasão. É inteligente, educada, cordial e ponderada. Se cobra demais. É uma pessoa reservada e discreta, que jamais irá invadir a intimidade alheia. É bem organizada.