Feliz Você Novo

Ano Novo
“Neste ano eu prometo emagrecer, parar de fumar, levar o trabalho com menos estresse, entrar para a academia.” Provavelmente, você já se pegou tendo alguns desses pensamentos no último dia do ano. Mas porque a maioria deles já acaba no dia 1º?
É normal no dia da virada nós fazermos um balanço a respeito do passado e começarmos a olhar e pensar em direção ao futuro, procurando repetir as coisas boas e jurando mudar as ruins. É nessa hora que surgem as tão famosas promessas de ano novo.
No meio desse balanço acaba batendo uma frustração quando percebemos que não deu para realizar nem a metade do que havíamos planejado há 365 dias atrás. O que aconteceu que impediu que as promessas fossem cumpridas?
O grande obstáculo entre sonho e realidade é o nosso próprio medo de não alcançar o que tanto queremos e o nosso excesso de expectativa com relação ao que foi desejado. Por isso, tenha em mente os pontos abaixo antes de começar a fazer as sua lista de resoluções para 2009:

1-    Na hora das promessas, devemos ser mais realistas e objetivos, e pensar no que de fato queremos e poderemos realizar no próximo ano. Nada de pensar em coisas abstratas, como se tornar um escritor famoso; já defina o tema do livro e para que público ele se direcionará.
2-    Ponha os seus desejos em ordem de importância, pois não adianta colocar como meta casar se você está sem namorado (a).
3-    Vá direto ao ponto: se o que você deseja é ser mais saudável, o que falta? Parar de fumar, fazer um check-up ou mudar a dieta? Só você sabe a resposta.
4-    Não estabeleça objetivos que dependam de outra pessoa para serem realizados, como por exemplo, começar a malhar com o marido, ser promovido no emprego ou almoçar com seus pais ou filhos todos os dias.
5-    Não seja radical; evite prometer correr uma maratona, se você nem freqüenta uma academia. Ponha como meta apenas iniciar uma atividade, e deixe a maratona para o ano seguinte.
6-    Defina como você vai cumprir seus objetivos, com as ações específicas, os passos necessários e os sacrifícios que terá que fazer para que os seus objetivos sejam alcançados. Como por exemplo, prometer nunca mais comer doce se você é chocólatra. Será que você agüenta? Não é mais fácil prometer reduzir a quantidade ou reservá-los para os finais de semana?
7-    Estabeleça metas, pois os sonhos com grandes chances de se realizar são aqueles bem definidos no tempo. Você quer trocar de carro? Pense em como vai fazer para economizar dinheiro até lá e em que momento do ano isso poderá se concretizar.
8-    Vale também se presentear, e colocar como meta passar um final de semana sozinho na praia contemplando a beleza da natureza e o prazer de sua própria compania.
9-    Relaxe, não fique se cobrando todos os dias pelo cumprimento das metas e evite ser o seu próprio tirano. Reserve 1 hora por semana para avaliar como anda o desempenho de suas metas.
10-    Por fim, prometa ser mais feliz a cada dia do ano de 2009! Você merece e essa deve ser a sua principal meta para o ano! Feliz Você novo!