Conheça os benéficos da orientação psicológica virtual

img-3Desde o seu surgimento, a internet tem facilitado muito a vida das pessoas, aumentando a conectividade entre elas, diminuindo distâncias e ajudando a otimizar o tempo gasto nas tarefas profissionais e pessoais. Talvez muitas pessoas não saibam, mas hoje em dia a internet facilita também o acesso ao psicólogo.

A orientação psicológica virtual, que também é conhecida como terapia virtual, ou terapia on line é caracterizada pela orientação de questões psicológicas feitas pelo profissional através de e-mail, skype ou telefone.

Durante cada atendimento a pessoa terá condições de encontrar auxilio para dúvidas, medos, dificuldades pontuais e orientações sobre diversas questões emocionais. O número de atendimentos, duração e valor variam de acordo com cada profissional.

Pesquisadores Europeus e Americanos tem-se empenhado em testar e comprovar os benefícios da terapia virtual. Segundo matéria publicada no site da rádio Netherland Wereldomroep “A terapia on line é um sucesso na Holanda. A Psicoterapia na qual o contato entre psicólogo e paciente só acontece via internet é tão eficiente quanto o tratamento ‘cara a cara’.”

Segundo publicado no Portal dos Psicologos em Portugal “Tem sido também constatado que on-line as pessoas vão mais diretamente ao foco de suas preocupações, o que agiliza a intervenção.” No Brasil o Conselho Federal de Psicologia (CFP) regulamenta através da resolução CFP N°012/2005 a prática da orientação psicológica virtual.

Há uma série de estudos e pesquisas em desenvolvimento com relação aos benefícios da terapia virtual no país, e enquanto esses testes não forem totalmente concluídos e as pesquisas internacionais tiverem sido validadas no Brasil, não é permitido praticar psicoterapia virtual, e sim orientação psicológica.

Por esse motivo é importante tomar cuidado com os serviços oferecidos on line e com falsos profissionais que se utilizam da facilidade da internet para agir de má fé e enganar as pessoas.

Futuramente o acompanhamento psicológico virtual não deverá substituir totalmente a psicoterapia tradicional, mas sim se tornar uma alternativa a ela para que mais pessoas possam se beneficiar de seus efeitos.

A orientação virtual se destina aos seguintes grupos de pessoas:

– Portadoras de dificuldade física de locomoção: Pessoas com problemas de paralisia, doenças graves e contagiosas, gestantes e acamadas;

– Com falta de tempo para ir até o consultório: Pessoas que trabalham muitas horas, moram longe do local de trabalho e gastam muito tempo se deslocando de um local para outro;

– Que moram em cidades em que há excasses de profissionais de psicologia: Há cidades em que infelizmente não há profissionais da área da psicologia ou os existentes geram desconfiança ou não tem mais horários disponíveis;

– Timidos e reservados: Se sentem desconfortáveis ao pensar que podem ser observados e julgados por entrar em um consultório;

– Casais com dificuldades no relacionamento e sexuais: Sentem-se desconfortáveis em se expor diante de uma terceira pessoa ou tem dificuldades de ajustar os seus horários para irem juntos a consulta.

– Pais com problemas e dificuldades na orientação dos filhos: Dificuldades de dialogo, escolar e de relacionamento na familia entre outras questões que possam aparecer em relação aos filhos;

– Que estão morando fora do seu país de origem: Geralmente podem ter dificuldade em se adaptar ao local e encontrar profissionais que falem o seu idioma e entandam a sua cultura;

– Estágios avançados de depressão: A pessoa sente muita dificuldade e desanimo para sair de casa;

– Que buscam orientação psicológica para questões cotidianas relacionadas ao profissional e pessoal.

Se você pertence a algum desses grupos acima, saiba que agora você pode se beneficiar de mais um serviço importante, cômodo e seguro oferecido via telefone ou internet.